Netizen 24 NOR: Sentiu um abalo? Foi um sismo de 4,3 no distrito de Lisboa

Sentiu um abalo? Foi um sismo de 4,3 no distrito de Lisboa Foto Um sismo de magnitude 4,3 na escala de Richter foi sentido na manhã d...

Sentiu um abalo? Foi um sismo de 4,3 no distrito de Lisboa

Foto

Um sismo de magnitude 4,3 na escala de Richter foi sentido na manhã desta quinta-feira, às 7h44, na região da Grande Lisboa. O epicentro foi registado em Sobral de Monte Agraço, próximo de Torres Vedras, na zona Oeste do distrito de Lisboa.

"O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 17-08-2017 pelas 07h44 (hora local) foi registado nas estações da Rede Símica do Continente, um sismo de magnitude 4,3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Este-Nordeste de Sobral de Monte Agraço", diz um comunicado do IPMA, salientando que não houve estragos.

O abalo (que durou poucos segundos) foi sentido na redacção de Lisboa do PÚBLICO e várias pessoas escreveram nas redes sociais que também sentiram o sismo em Cascais, Torres Vedras, Queluz e Ã"bidos, só para dar alguns exemplos.

Desde 1961, foram a ssinalados 16 sismos com magnitude superior a 4,3 na escala de Richter com epicentro em Portugal Continental e há 12 anos que não havia registo de um sismo com epicentro em Portugal Continental tão elevado quanto o desta manhã de quinta-feira. Em declarações ao PÚBLICO, Fernando Carrilho, director da Divisão Geofísica do IPMA, garante que não há razões para alarme: "Pelo que está a acontecer, para já, não é indicador de nada especial. Manteremos a atenção e vigilância e se registarmos alguma anomalia estaremos em comunicação com a Autoridade Nacional da Protecção Civil.”

Numa actualização do comunicado inicial, o IPMA escreveu que "este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Vila Franca de Xira e na cidade de Lisboa". Este nível de intensidade III (considerado fraco) corresponde a u m sismo "sentido dentro de casa": “Os objectos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, diz o site do IPMA na descrição desta escala de Mercalli modificada, que vai de I (imperceptível) a XII (danos quase totais).

Numa nova actualização do comunicado, pouco antes das 9h, o IPMA acrescenta que o sismo "foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Sobral de Monte Agraço". A intensidade IV corresponde a um sismo moderado: "Os objectos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem", diz a descrição no site do IPMA.

O IPMA diz ainda que "se a situaçà £o o justificar serão emitidos novos comunicados". Desde 1961, foram registados com epicentro em Portugal Continental 16 sismos com magnitude superior a 4,3.

Não houve pedidos de ajuda

Os bombeiros voluntários de Sobral de Monte Agraço disseram ao PÚBLICO que o sismo foi "sentido", mas que até agora "não há registo de pedidos de ajuda ou danos causados".

Daniela Cardoso, bombeira voluntária desta corporação, conta que às 9h existia apenas um pedido de socorro, mas que "não existe a indicação de que a emergência esteja ligada ao sismo desta manhã".

Já na terça-feira foram sentidos dois sismos com 2,5 e 2,9 na escala de Richter, com o epicentro na mesma localização. Os sismos foram registado pelas 11h, com um intervalo de seis minutos entre si, e não houve danos.

Nas redes sociais, várias pessoas têm partilhado relatos do momento em que o sismo foi sentido.

Continuar a lerSource: Google News

COMMENTS

Name

Accessory,1,Apartment,1,Application,1,Automotive,3,Bank,1,Beauty,2,Board,1,Breakfast,2,Budget Living,1,Building,1,Business,2,Car Accessory,2,Car part,1,Car Shop,1,Celebrity,4,Cloth accessory,1,Cooking,1,Cover,2,Deals,1,Design,3,Digital Life,1,Dinner,1,Dish Review,2,DIY Projects,3,Economy,2,Education,2,Engine,1,Entertainment,1,Expert Advices,2,Fashion,2,Financial,1,Food,3,Football,1,Games,1,Gossip,1,Heath,1,Hotels,1,House,2,Individual,1,Inspiration,2,Latin,1,Lifestyle,6,Live Show,1,Love,1,Lunch,2,Model,1,Music,2,Nutrition,1,Olympic,1,Politics,1,Pop Shop,1,Rock,1,Sports,1,Startup,1,Stock,1,Tech Review,1,Tech Tips,1,Technology,2,Tennis,1,Tone Set,1,Travel,1,Trip Ideas,1,Vogue,1,Weather,1,Wedding,1,World,3,
ltr
item
Netizen 24 Norway: Netizen 24 NOR: Sentiu um abalo? Foi um sismo de 4,3 no distrito de Lisboa
Netizen 24 NOR: Sentiu um abalo? Foi um sismo de 4,3 no distrito de Lisboa
Netizen 24 Norway
http://www.norway.netizen24.com/2017/08/netizen-24-nor-sentiu-um-abalo-foi-um.html
http://www.norway.netizen24.com/
http://www.norway.netizen24.com/
http://www.norway.netizen24.com/2017/08/netizen-24-nor-sentiu-um-abalo-foi-um.html
true
2775432322233718557
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy